Como chutar em Provas de Concursos

Como chutar em Provas de Concurso

como_chutar_em_provas_de_concursos

 

Você sabia que existem algumas técnicas que podem lhe ajudar a “chutar” as repostas daquelas questões que você realmente não sabe ou a dúvida é cruel e com isso aumentar suas chances de aprovação?

Você escolheu um excelente  método preparatório, se dedicou para estar pronto para acertar todas as questões das provas do concurso público que tanto anseia em passar, mas nem tudo é perfeito e as vezes aparecem aquelas questões que geram dúvidas então so resta “Chutar e torcer pra dar certo”. Sim isso é um fato que pode ocorrer com os mais preparados candidatos e claro é um assunto polêmico porque muitos vão discordar, dizer que não funcionam, que o certo é você focar em um planejamento de como estudar para concurso e não depender da sorte, etc.

Mas então o que fazer? Conforme foi mencionado no parágrafo anterior, o risco existe até para aqueles que estão potencialmente preparados, então seguindo essa lógica, não há muito o que fazer nesse situação, então é importante ter conhecimento de algumas dicas de especialistas nesse assunto para aumentar as chances de aprovação. 

Selecionamos abaixo algumas dicas de especialistas:

1 – Alternativas com conceito absoluto:

Se prestar atenção vai perceber que são raros os conceitos restritos e absolutos, quase sempre existe a possibilidade de complemento ou exceção.  Então muita atenção com alternativas de resposta que utilizam conjunções exclusivas como:

  • Nunca, jamais
  • Completamente, obrigatoriamente
  • Ninguém, todos, total
  • Incondicional, definitivamente, absolutamente
  • Não, não pode ser, não pode estar

2 – Repetição de palavras nas alternativas:

Veja se palavras ou pequenos trechos se repetem em todas ou quase todas alternativas de resposta, exemplo abaixo:

A) Inglaterra e Suécia
B) Itália e Argentina
C) Alemanha e Inglaterra
D) Argentina e Inglaterra
E) Uruguai e Chile

Observe que as palavas Inglaterra e Argentina aparecem mais vezes em quase todas as alternativas, logo bem provavelmente a resposta correta é a D, porque é a alternativa que contém as duas palavras que mais aparecem.

3 – Semelhança entre os itens das alternativas:

No intuito de confundir os candidatos os examinadores costumam colocar alternativas bem parecidas, muitas vezes próximas e também misturar itens corretos com incorretos:.

A) 11,5
B) 10,5
C) 10,8
D) 18,5
E) 10,7

Veja que o número 10 se repete 3 vezes, isso seguindo o raciocínio da dica já elimina as opções das letras A e B, então o examinador já imagina que o candidato que não esta devidamente preparado para encontrar a resposta certa sem precisar “chutar” tenderá a ficar entre as alternativas B e C devido a proximidade, ai que você deverá observar outro detalhe, veja se há outro número além do número 10 que se repete, mesmo que ele esteja junto a outro número em uma alternativa já descartada. No caso o número 5 se repete também 3 vezes, então a maior probabilidade é que a resposta da alternativa B seja a correta.

4 – Distribuição Proporcional das Alternativas Corretas:

Essa é uma prática até então muito utilizada pelas bancas examinadoras, no intuito de evitar favorecer quem optar por tentar a sorte chutando as questões que não sabem, sempre na mesma letra, exemplo na dúvida vai na letra “c”. As bancas procuram distribuir de forma proporcional as alternativas de acordo com o número de questões das provas. Vejamos o seguinte exemplo de uma prova de múltipla escolha, se cada questão contém 5 alternativas e a prova contém 60 questões, é bem provável que o examinador irá distribuir as alternativas corretas mais ou menos assim: 12 A, 12 B, 12 C, 12 D e 12 E. Então a dica é para contar quantas respostas já foram assinaladas para cada alternativa assim saberá qual esta com menos respostas e ela deverá ser usada no “chute”.

Mas cuidado, para usar essa dica e se favorecer dela deve-se ter atenção ao tipo de prova. No exemplo citado acima, prova de múltipla escolha, normalmente o risco é de errar somente, que já não é uma boa ideia. Agora provas de bancas como a  CESPE, que utiliza questões certo ou errado, e que utiliza a regra de para cada item errado anula-se um correto, mesmo existindo a distribuição proporcional, ex: uma prova de 60 questões – 30 certas e 30 erradas, como a proporção dessa penalização é de 1 para 1, essa técnica se torna mais arriscada e pouco eficiente, mas existem bancas que utilizam essa regra porém a penalização é de 0,50 ponto ou até mesmo 0,25 ponto para cada item errado. Nesse caso usando essa dica você tem sim chance de aumentar seu rendimento.

5 – Características das Alternativas Corretas:

  • Uso de palavras inclusivas permitindo exceções tais como: pode ser, à princípio, predominantemente, em geral, em regra, salvo etc
  • Politicamente Corretas, as bancas são constituídas por professores, que tendem a elaborar as questões corretas seguindo padrões lógicos focados em ideias gerais, e no intuito de educar inserem elementos politicamente, corretos nas opções corretas, muitas vezes através de mensagens ou indiretas.
  • Alternativas corretas geralmente possuem textos mais longos

Para complementar esse artigos abaixo inserimos dois vídeos de especialistas sobre esse assunto:

Vídeo 01 – Método do Preenchimento de Prova e Técnica do Chute Certo

 

Vídeo 02 – A importância da Técnica do Chute – Paulo Cesar Pereira (Sapoia)

PS. Muitas pessoas estão procurando por um método que combine técnicas efetivas que proporcione uma preparação ideal para passar em Concurso Público, principalmente para quem não dispõe de muito tempo para estudar.

Se você se encontra nessa mesma situação e não quer pagar caríssimo por um curso preparatório, convidamos você a conhecer um método criado por um especialista em aprovações, Kalebe Dionísio, que com apenas com 22 anos de idade, conseguiu ser aprovado e nomeado em 08 Concursos Federais. 

Conheça o Guia Prático para você passar em Concurso Público em 01 Ano – [Clique Aqui]

 

Como chutar em Provas de Concursos
5 (100%) 27 votes
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.