O que é PBN? Guia Passo a Passo para Criar sua PBN

Private-Blog-Networks

O que é PBN? Por que devo criar uma e como construir uma PBN?

Você provavelmente já deve ter visto por ai comentários sobre PBN, que é uma estratégia poderosa para ajudar a ranquear seus sites, através de geração de backlinks para seus sites/blogs, já deve ter visto também algumas críticas que são uma prática BlackHat e alguns até dizem que não funciona mais, mas sim funciona, desde que seja feita da maneira correta. Então esclareça suas dúvidas sobre essa excelente técnica lendo esse artigo.

O que é uma PBN?

PBN – Private Blog Networks ou Rede Privada de Blogs, como o próprio nome já revela, é uma rede de blogs de propriedade de uma pessoa ou empresa com o objetivo de de criar links apontando para um site/blog específico e com isso ranquear(melhorar o posicionamento) desse site que recebe esses links nos mecanismos de busca.

A imagem abaixo ilustra como é a estrutura de uma PBN o-que-e-pbn

Por que você deve construir uma PBN?

Se você pretende criar um Blog ou Mini Site ,e principalmente pretende monetizar esse site, então é vital que seu site receba muitas visitas e para isso ele vai precisar estar bem posicionado nos mecanismos de busca como o google, é ai que entra a estratégia de se construir uma PBN, pois com ela você vai conseguir ranquear seu blog ou mini site.

Mas por que a PBN vai ajudar a posicionar seu Blog?

Um dos fatores que influenciam bastante para que determinados sites/blogs estejam na primeira página do Google é que eles possuem backlinks(links apontando para eles) dentro de outros sites que possuem autoridade/relevância.

A estratégia de uma PBN é exatamente ter uma rede com vários blogs com domínios de autoridade, domínios antigos tendo links apontando para seu  Money Site/Mini Site ou Blog, sendo que essa rede de blogs é de sua propriedade, isso vai lhe dar liberdade para impulsionar o posicionamento do seu blog, ou de um artigo dentro dele, etc.

Antes de partirmos para os passos para construir uma PBN, é importante você saber estar ciente de algumas informações importantes:

No final de 2014 o Google encontrou e penalizou várias PBNs e com isso vários especialistas em SEO se manifestaram em não mais usar essa estratégia. Houve muitas especulações em torno da razão pela qual essas PBNs haviam sido descobertas e o que foi constatado pela maioria foi que essas redes usaram muito conteúdo de péssima qualidade e não seguiram regras básicas necessárias para se manter uma PBN. Então é de extrema importância que você saiba que apesar do conceito parecer simples e fácil de entender, não é assim tão banal construir uma PBN, se fosse dessa maneira, qualquer pessoa poderia posicionar seus blogs comprando vários domínios e enchendo eles de links para os seus sites. Mas o buraco é mais embaixo, então cuidado.

Regras para construir uma PBN?

1 – Selecionar e analisar domínios expirados:

Existem várias maneiras de encontrar domínios expirados, através de leilões, usando programas para varrer a internet em busca de links quebrados (off line) para encontrar domínios expirados entre outras. Ex. de programa para localizar domínios expirados : Xenu Link Sleuthentre e também a opção de sites onde você pode procurar por domínios expirados como o  Expired Domains

Após encontrar esses domínios algumas métricas desses domínios deverão ser analisadas para que o domínio possa ser selecionado, são elas:

  • DA – Domain Authority  – Autoridade de Domínio é a pontuação que o domínio recebe com base nos links que apontam para ele.
  • PA – Page Authority – Autoridade da Página assim como na DA aqui uma página especifica recebe uma pontuação de acordo com os links que ela recebe.

Ferramenta para analisar essas métricas – Moz Bar que é uma ferramenta gratuita

  • TF – Trust Flow – métrica que informa o quão confiável é a a autoridade dos links que apontam para o site, varia de 0 à 100 – O mínimo ideal seria a partir de 15 pontos
  • CF – Citation Flow – métrica que mostra a relevância(importância) que é passada através dos links que apontam para o site. Varia de 0 à 100 – O mínimo ideal seria a partir de 15 pontos. 
  • Domínios de Referência – Métrica que identifica o número de domínios que apontam para um domínio específico. 
  • Bancklinks – Aqui é importante avaliar o perfil dos backlinks, não adianta ter muitos backlinks mas que sejam de baixa qualidade.
  • Âncor Text – Texto Âncora – É o texto que tem um link que aponta para outro site. O ideal é que haja uma distribuição equilibrada desse texto âncora e não um foco exagerado em uma única palavra. É bom tomar cuidado com texto âncoras com palavras chaves relacionadas a medicamentos ou pornografia.

Deve-se ter atenção se houver uma diferença muito gritante entre os valores de TF e CF, ex. TF=20 e CF=68, isso configura forte suspeita de que foi feito SPAM na geração dos links

Ferramenta para analisar essas métricas(TF,CF, Backlinks e Âncor Text) –  Majestic que é uma ferramenta paga, mas pode ser usada com uma conta gratuita com limitações. 

Importante também verificar se o domínio esta indexado, mesmo que tenha ótimas métricas, não vai ajudar muito senão tiver indexado, para verificar, vá ao Google e digite site:www.dominiodosite.com, se não aparecer nas buscas do google, então o domínio esta desindexado.

2 – Comprar e registrar os domínios expirados:

Muito bem, você já achou, analisou e selecionou os domínios que vão formar sua PBN, então você irá agora comprá-los e efetuar o registro ok. Podem ser usadas empresas como a  Godaddy,  Intelhost,  superdomínios,  Namecheap, vale citar que é altamente recomendado que você efetue o registro distribuindo os domínios entre diferentes empresas.

Outro Detalhe importante a ser considerado é que o Google também pode achar sua rede pelo Whois, então as alternativas para solucionar esse problema são: Contratar uma proteção de privacidade de dados (Whois Guard), a maioria das empresas oferecem esse serviço, mas não deixe privado o registro de todos os sites de sua rede, isso poderá levantar suspeita, para contornar isso, efetue o registro privado para alguns e nos outros diversifique os dados de registro como nome, email, etc.

3 – Hospedagem dos domínios da PBN:

É de extrema importância que tenha atenção para não hospedar todos seus domínios em um mesmo servidor, isso porque se fizer dessa forma há uma grande chance dos sites receberem endereços de IP similares o que vai facilitar e muito para o Google descobrir sua rede de blogs. O ideal é hospedar cada site em um serviço de hospedagem diferente ou no máximo dois em um único serviço. Antes de se estressar com o custo existem vários servidores que cobram em torno de R$ 5,00 por mês.

 4 – Configurando os sites da PBN:

Aqui o processo é praticamente o mesmo usado para configurar um site na plataforma wordpress, apenas devem ser tomados alguns cuidados, citados abaixo:

  • Pode ser usado qualquer tema mas dê preferência a temas que permitam o post aparecer completo na página inicial do site e não contendo somente o resumo com um “Leia Mais”
  • Evite instalar os mesmos plugins em todos os sites, mescle plugins diferentes que tenham a mesma função entre os sites.
  • Evite também usar o mesmo tema(template) para todos os sites
  • Não inicie seus sites de sua PBN já criando artigos e linkando para seu Money Site, é necessário parecer o mais natural possível, então crie páginas como quem somos, sobre, boas vindas, etc, sem linkar para lugar algum.
  • Quando for criar os posts que irão linkar para seu Mini Site/Blog evite exageros:
    – Não coloque muitos links em um mesmo post para um ou mais Money Sites, de preferência 01 ou 02 links em cada post,
    – Não link seu site de PBN para muitos Mini Sites.
    – Procure inserir links externos para sites de autoridade

Vantagens e Desvantagens de se Implementar uma PBN – Private Blogs Networks

Vantagens:

  • Autonomia no controle dos sites e dos banklinks podendo inserir, alterar, excluir quando quiser.
  • Possibilidade real e concreta de impulsionar seu site e posiciona-lo bem nos mecanismos de busca

Desvantagens:

  • É necessário investir tempo, dinheiro e uma dose de paciência para implementar a estratégia.
  • Senão tomar os devidos cuidados corre o risco de ter seu site penalizado e todo trabalho ter sido feito em vão.

Conclusão:

A estratégia de construir uma PBN para monetizar seu blog/mini site é sim eficiente, agora é com você preencher os requisitos citados no primeiro item citado nas desvantagens dessa técnica, uma vez ciente que não é uma tarefa tão simples e que requer muito cuidado,você já estará dando um passo certo para obter resultados com essa técnica.

P.S. Se você gostou desse tema e esta interessado em se aprofundar nessa e outras estratégias para posicionar Mini Sites, recomendamos conhecer um curso chamado  Mini Sites de Sucesso clicando aqui

O que é PBN? Guia Passo a Passo para Criar sua PBN
5 (100%) 14 votes
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.